terça-feira, 15 de abril de 2014

Porque é que os meus segundos não são iguais aos teus?

O Tempo cada vez passa mais rápido. Quando era pequenina, cansava-me das férias de verão, cansava-me porque o primeiro periodo era eterno, o segundo eterno era, e o terceiro era a altura das aulas com calor, o que era uma seca porque a eternidade multiplicava-se por dois! 
Quando fui para o 5º/6º ano, os dias começaram a ser mais rápidos, mas acho que ainda me cansava das ferias de verão. Entretanto, num instante cheguei ao 10º,  até ao 12º, entrei na faculdade e assim, sem querer, já começo a pensar no fim do curso! Começamos a perceber que estamos a ficar grandes, que as pessoas nos deixam de perguntar o que queremos no Natal, que nos começam a pedir opinião sobre os assuntos sérios da vida, e começamos a perceber que começamos a ficar grandes, que a nossa opinião conta, e, o pior de tudo, percebemos que quando os grandes diziam "Não queiras crescer!", não era a brincar com a nossa cara, nem era para nós termos motivos para os contrariar, era a pura das verdades! 
Quando era criança, o meu ponto de vista sempre foi : "Quanto mais idade, mais liberdade." Agora entendo que o lema é : "Quanto mais liberdade, mais responsabilidade." 
Não é que me importe, porque responsabilidade nunca me faltou (sempre fui um alivio para os papás ;] ), no entanto ouço muitas pessoas dizerem : "Quem me dera voltar a ser criança" ou: "Quem me dera voltar a ser criança e saber o que sei hoje!"
Devo ser das poucas aves raras que não gostava de voltar atrás, na brincadeira costumo dizer "Já viste o que era ter que passar por tudo de novo?!?!"... Só há uma coisa que invejo o meu eu criança, do meu eu adulto. Não é a inocência, pois acho que faz parte do crescer perde-la, não é o tempo de aulas nem os eternos tempos de brincadeira, nem a facilidade com que se fazia amigos.
O que invejo era o tempo que o tempo demorava a passar. Era o ter tempo para contar os segundos, para respirar, para não ter diariamente objectivos a cumprir. Era o conseguir apreciar os momentos e ter tempo para o fazer. O acordar as sete da manhã para ver "Uma Aventura", porque se não acordasse não teria outra oportunidade para o fazer, mesmo que já tivesse visto os episódios todos umas 15000 vezes e ainda hoje saiba muitas falas de cor. Eram as festas de Ano Novo que nunca mais chegavam, era o Natal e todas as festas que só acontecem uma vez no ano, que antes nos faziam pensar que nunca mais chegaria o próximo. E agora? Agora parece que depois de um Natal chega logo o outro!
Mas afinal... se os segundos, os minutos, as horas, os dias e os anos, têm a mesma duração para todos, porque é que agora não tenho tempo para sentir o tempo passar?

2 comentários:

  1. "Agora entendo que o lema é : "Quanto mais liberdade, mais responsabilidade." " - é um dos meus lemas, que me foi passado pelos meus pais :)

    E eu às vezes gostava de voltar a ser criança. Fui infinitamente feliz e tenho saudades dos familiares que já cá não estão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Roger, tambem voltaria atrás por isso... pelos que já ca nao estao <3
      Espero que tenhas gostado ;) beijinho

      Eliminar

Diz-me tu mil vezes a mim...